Tudo pronto para a 10. Deutsche Woche

WhatsApp Image 2018-07-12 at 09.47.29(1)

A organização de um evento da magnitude como a Deutsche Woche exige um planejamento a longo prazo e contínuo. E para a edição comemorativa dos dez anos da festa, o empenho de todos os envolvidos foi ainda mais necessário.

Com a subdivisão da organização em várias subcomissões, envolvendo também as entidades culturais, atingiu-se mais envoltura nos atrativos contemplados nesta edição. Os debates, as sugestões, e os rotineiros encontros fizeram parte da rotina nos últimos meses entre os envolvidos.

Beirando agora para o início dos oito dias do evento, chega-se a um afunilamento dos preparativos, para que cada atrativo, em cada um dos dias, possa ocorrer dentro da mais absoluta tranquilidade. Muito se trabalhou para que a Deutsche Woche não perca sua essência cultural, tampouco, desvirtue dos seus objetivos inicialmente traçados.

Chegamos então, podendo apresentar à toda região, atrativos muito especiais, todos com DNA da cultura germânica. Usando de muita criatividade, apoio e integração do poder público e privado, dedicação das entidades culturais e focados num projeto planejado, consegue-se levar uma semana inteira de possibilidades de lazer, cultura, diversão e integração para a população.

WhatsApp Image 2018-07-12 at 09.47.23WhatsApp Image 2018-07-12 at 09.47.24WhatsApp Image 2018-07-12 at 09.47.28(2)WhatsApp Image 2018-07-12 at 09.47.25WhatsApp Image 2018-07-12 at 09.47.26WhatsApp Image 2018-07-12 at 09.47.28(1)WhatsApp Image 2018-07-12 at 09.47.29

Neste contexto, enfoca-se para a décima edição da Deutsche Woche, as seguintes atrações:

Show de Abertura: espetáculo, nesta edição envolvendo mais de 300 artistas, todos das entidades culturais do município de São João do Oeste, tendo como tema, a história dos 10 anos da realização da Semana Alemã. A estimativa do show é com uma duração de 1h30min, com muita música, teatro, efeitos especiais, culminando com a sangria do 1º barril de chopp, abrindo oficialmente os festejos da 10. Deutsche Woche.

Missa Alemã: a celebração religiosa, realizada toda no idioma alemão, integra a programação desde a primeira edição da festa. É um dos grandes marcos culturais perpetuados pelas gerações, iniciando os festejos primeiramente com a celebração eucarística.

Almoço Comunitário: o almoço comunitário, no domingo, será servido à base de churrasco, com saladas diversificadas, e demais acompanhamentos. Com organização da Associação de Pais e Professores da Creche Municipal Kinder Haus, integra a comunidade em prol das ações desenvolvidas por esse educandário.

Banda Austríaca: após o almoço, com grande satisfação, foi possível viabilizar, diretamente do Tirol, a presença da Banda Austríaca Konis Hupen. É sem dúvida, um dos grandes destaques da programação deste ano. Trio irreverente, que além da ótima música alemã, também vai entreter o público com suas performances cômicas.

Matinê: para completar o domingo e entreter o público, segue animado matinê, com a animação da banda Os Reis da Alegria de São João do Oeste, já tradicional em todas as edições da festa.

Café Colonial: ao entardecer do domingo, começa a ser servido o tradicional café colonial. Com cardápio a cada ano sendo incrementado, um ambiente calmo, harmonioso e muito bem decorado, é um dos atrativos com maior incremento de público a cada edição.

Biergarten: para a edição comemorativa dos 10 anos da Semana Alemã, o espaço do Biergarten foi que mais teve reformulação e incrementos. Aberto em todas as tardes durante a semana da realização da festa, terá um espaço físico especialmente preparado junto à praça, dando mais conforto aos frequentadores. Diariamente, um leque de atrativos culturais, sempre sob o som de bandinhas típicas, fará deste, um espaço de visita obrigatória.

Baile da Terceira Idade: atrativo sendo muito bem planejado e executado pela coordenação da terceira idade do município, propicia um ambiente de lazer aos idosos do município de São João do Oeste, bem como, cidades vizinhas, além dos turistas visitantes. Com banda típica, completa copa e cozinha, torna-se uma excelente opção para a tarde de segunda-feira.

Bierwagen: é um dos melhores expoentes que caracteriza a Deutsche Woche. O finalizar da tarde com o desfile do carro do bierwagen distribuindo chopp pelas ruas da cidade, acompanhado de bandinha típica, é sem dúvida, algo muito marcante e que deixa saudade ao finalizar a festa. É a união dos empresários do município, alicerçados pela Associação Comercial e Industrial, que viabilizam tal atrativo.

Festival Regional da Canção Alemã: fortalecer e estimular o uso da língua alemã é dos grandes desafios, vindo o Festival da Canção Alemã contribuir, para através da música, incitar e oportunizar o canto alemão a calouros de toda região. Subdivido em 3 categorias etárias, o festival já se encontra na 23ª edição no município de São João do Oeste. Após a apresentação dos calouros, ainda terá baile animada pela Orquestra Família Eichelberger de Três de Maio/RS

Festival da Cuca e da Linguiça: é um atrativo inovador dentro da programação da Semana Alemã, e busca resgatar e estimular a tradição da elaboração de cucas caseiras, muito apreciadas dentro da culinária alemã. Para tal, grande concurso foi organizado pela ACISJO, visando buscar as melhores receitas. Também, juntamente com o concurso da cuca, terá animado mate-baile com Musical Só Alegria de 15 de Novembro/RS.

Noite do Humor: atrativo muito esperado a cada ano, nesta edição não contará com os tradicionais concursos da piada e da mentira, mas em contrapartida, ocorrerão dois grandes espetáculos teatrais, com humoristas de grande renome no sul do país. Trata-se de Albino Wallsmaia que trará a comédia Grávidos, e o Alemão de Lageode, com suas piadas e paródias.

Jantar Típico: dentro das opções gastronômicas dos atrativos da Deutsche Woche, é o mais destacado. A procura por parte do público sempre excede a possibilidade de oferta, fazendo com que, somente se comercializa o ingresso para janta de forma antecipada. Neste ano, além de manter o cardápio já consagrado e sempre elogiado, algumas novidades serão incrementadas. Além da culinária, outra atração sempre marcante é a tradicional música germânica, neste ano, sob a incumbência de Carine e Felipe com sua banda.

Galinhada no Tacho: o risoto de galinha, ou seja, a tradicional galinhada, é uma opção de cardápio presente em todos os lares, geralmente em encontros e recepção de amigos e familiares. Da mesma forma, é a opção de almoço para o sábado de encerramento para a Deutsche Woche.

Kinderfest: evento todo dedicado às crianças, com disponibilidade de brinquedos e lanches especiais para eles. Neste ano, acesso gratuito aos brinquedos por parte das crianças.

Festa na Praça: logo após o almoço, no sábado de encerramento, iniciam os festejos ao ar livre na praça, com muitas variedades de chopp, lanches e música típica alemã com Márcia Lyz e Laury.

Desfile Típico: o desfile nesta edição tem como tema a Alegria Alemã, contando com a participação de várias entidades da sede e interior do município, empresas, organizações sociais, além das delegações dos municípios vizinhos que abrilhantam ainda mais o desfile. Será um espetáculo de alegria e encanto, com carros alegóricos, música e descontração.

Encontro de Grupos Folclóricos: teremos a presença de grupos folclóricos alemães de todo sul do país, que com o colorido de seus trajes, suas coreografias e toda sua empolgação, contagiam a todos os demais presentes. Neste ano, o Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz, é o anfitrião do Encontro de Grupos Folclóricos da LAAOSC, integrados também na programação da Deutsche Woche. Todos estão convidados, para a partir das 20h00min, acompanhar as apresentações de danças dos grupos presentes, junto ao Ginásio Municipal.

Bailão de Chopp: encerradas as apresentações folclóricas, inicia-se o Bailão de Chopp, que nesta edição comemorativa da Deutsche Woche, terá seis horas de duração, trazendo duas bandas: de início, Os Guris de São João do Oeste, culminando após, com a Banda K’necus de Brochier/RS. Serão comercialidades sete variedades de chopp, além de ofertar também a opção de venda em Barris para grupos organizados.