Histórico

A Deutsche Woche (Semana Alemã) é um evento de natureza cultural, que começou a ser delineada ainda no ano de 2008, quando da promulgação da Lei Estadual nº 14.467 que concede ao município de São João do Oeste o título de capital catarinense da língua alemã, haja vista, que cerca de 96% da população se comunica através desse idioma.

No município de São João do Oeste já ocorriam eventos paralelos alusivos à cultura alemã, contudo, sem grande expressividade e de cunho mais local. São João do Oeste é referência em termos de alfabetização no Brasil, ocupando os primeiros lugares com menores índices de analfabetismo durante anos, possuindo em seu território um balneário de águas termais magnífico, cujas águas, além dos efeitos terapêuticos, têm a temperatura mais elevada do sul do país. Também no turismo religioso ostenta, na sede do município, a maior Igreja toda em madeira da América Latina. Havia a necessidade de criar um evento que identificasse e caracterizasse a cultura local.

Paralelamente, foi-se consolidando o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Liebe Zum Tanz. Com mais de 20 anos de atividades, o grupo reestruturou-se, aumentando significativamente o número de folcloristas integrantes, fazendo-se cada vez mais ativo e engajado nas questões relacionadas à cultura germânica predominante na cidade. Dessa forma, participando de diversos eventos em todo Sul do país, os folcloristas do Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz, foram amadurecendo e juntando as ideias até chegarem num expoente de realizar uma programação vasta e diferenciada, enaltecendo todas as manifestações culturais alemãs presentes no município, formatadas em uma semana inteira de atividades.

Com a ideia formada, os passos seguintes foram buscar o apoio dos demais segmentos envolvidos. Para questões de amparo legal e de logística, fundamental foi o englobamento da Associação Cultural Alemã de São João do Oeste, mantenedora do próprio grupo folclórico. Através da Associação Cultural, buscou-se o apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento Cultural. Assim, unindo os esforços entre o Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz, a Associação Cultural Alemã e a Prefeitura Municipal, foi no início de 2009 definida a data de realização da primeira Deutsche Woche para o mês de julho do mesmo ano.

Com pressupostos tímidos, formatou-se a programação dessa primeira edição. Contudo, no transcorrer dos preparativos e principalmente, permeando-se a data de realização do evento, percebeu-se a necessidade de adequações em virtude das dimensões que o mesmo estava tomando. De forma natural, com grande engajamento dos diferentes setores da sociedade, juntando-se aos esforços das entidades organizadoras do evento, culminou num evento grandioso e de disseminação da cultura, enchendo de brio a população do município. Atrações como os tradicionais concursos de chopp em metro, do serrote, da piada e da mentira em alemão; shows culturais; gincanas; festivais da canção alemã; gastronomia; danças; teatro e grandes bailes reuniram milhares de pessoas no decorrer da semana de festas.

Pautada no sucesso da primeira edição da Deutsche Woche, no ano de 2010 foi programada a segunda edição do evento. Como diferencial, integraram-se demais entidades regularmente constituídas no município para a sua realização, pois já se previa o engrandecimento acentuado deste evento. Algumas melhorias foram implementadas, novas atrações foram integradas à programação, como o próprio desfile de carros alegóricos retratando a imigração.

Realizada em julho de 2010, a Deutsche Woche definitivamente se consolidou como uma das maiores festas de cunho cultural, reunindo público dos três estados do Sul do Brasil, além de estrangeiros oriundos do Paraguai, Argentina e Alemanha.

Da mesma forma, em 2011, a participação popular nos sete dias do evento novamente não deixaram dúvidas da grande repercussão dessa festa, lotando em todos os dias as dependências nas quais se desenrolavam os atrativos.